[ de um escrito pessoal de 19 de Julho 2007 em comentário ao dito de alguém sobre o universo actual dos jogos de computador versus anos 1980/1990]: "... mas hoje a coisa tem muito mais piada".
Hoje o "desafio" é, essencialmente, a forma - o foto-realismo, a textura, a luz, etc. O benchmark acima de tudo (tantos fps com texturas de não sei quantos megas e modelo de gravidade xpto).
A piada foram, para mim e para muitos, os calafrios das riscas arco-iris no border do ecrã das cargas de profundidade do primeiro simulador de submarino, Silent Service. O desespero de alinhar graficos vectoriais e de "fugir" ao "pisca pisca" do radar inimigo em Apache Gunship ou F19 Stealth Fighter. A construção e gestão das primeiras cidades ou caminhos de ferro, Sim City, Railroad Tycoon (... grande Sid Meyer) [e grande Will Wright] . As "piadas" e os "atrevimentos" de Monkey Island ou do Larry. Os primeiros labirintos de Dungeons and Dragons e muitos outros.
Foi entre meados dos 80 e dos 90 que a industria do "gaming" inventou e desenvolveu praticamente tudo - sem muitos meios, sem muito "management and sales". Hoje, tal como no Cinema, não se quer correr riscos, quer-se o budget e o forecast, a sequela e' preferida ao "devaneio". Mas, como citou recentemente [2005] o [Steve] Jobs em Stanford, "stay hungry, stay foolish" !
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