22 Jun 2010

A profanação de cadáver - de crime a orgulho nacional

Insistindo e recordando que não percebo puto de futebol, fiz uma pesquisa de meia dúzia de minutos para tentar perceber o alcance e fundamento do "feito nacional" de ontem, 21 de Junho de 2010, em que a selecção Portuguesa de Futebol venceu por 7-0 a selecção da Coreia do Norte . Basicamente a selecção de Portugal venceu uma selecção asiática que em 70 anos , sim 70 anos, esteve apenas 1 vez em competição no Mundial (em 1966). Uau ! Mesmo em âmbito local, no campeonato Ásia, em 50 anos, esteve apenas 2 vezes em competição (1980 e 1992). Mais ainda, e para enquadrar "terminal e devidamente" esta selecção asiática, trata-se da equipa n.º 105 do ranking FIFA, colocada dois lugares acima do Ruanda... enfim.

2 comments:

Vitor said...

Não se tratou, apenas, de uma questão de valor (7 golos) mas sim uma quase garantia de passagem à fase seguinte.
É o orgulho nacional, que após uma ferida (no jogo com a Costa do Marfim), e tal como um animal ferido o faria, vigou revigorado e o que levou aos festejos por esta vitória, talvez como quem queira dizer "Toma!". :-)

P. Mateus said...

Orgulho nacional por causa de um jogo de futebol (é apenas isso, um jogo) pré-oitavos de final contra uma selecção "da treta", enfim... transcende-me.